quarta-feira, 30 de outubro de 2024

À Conquista do Espaço

 

À Co
No passado dia 25 de outubro, os alunos das tano de escolaridade tiveram a oportunidade de assistir à palestra " À Conquista do Espaço ", dinamizada pelo astrónomo Dr. José Matos da Associação de Física da Universidade de Aveiro - FISUA, com a duração de 45 minutos.  

Atentos e interessados, os nossos alunos partiram numa "viagem" fascinante ao espaço, explorando assim diferentes instrumentos utilizados para conhecer o Universo. A excelente capacidade de comunicação e a forma divertida como o tema foi abordado tornou a palestra bastante interessante e motivadora para os participantes, onde eles puderam fazer perguntas e, assim, levar mais além o seu entusiasmo pela ciência e pelo espaço. 




Esta palestra faz parte do plano de atividades do Departamento de Ciências Experimentais, em parceria com o Clube Ciência Viva do Agrupamento, constituindo um Domínio de Autonomia Curricular entre as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química do 7° ano, lecionadas pelas docentes Luísa Marques e Luísa Correia. 

As turmas foram acompanhadas pelas professoras Luísa Correia,  Luísa Marques, Paulo Sousa, Olinda Aleixo e João Leão.  

Tivemos ainda como convidadas a assistir à palestra as docentes Alina Rodrigues,  Manuela Pinto e Fernanda Neves.  Muito obrigada a todos os docentes que participaram nesta atividade e um agradecimento especial ao Dr. José Matos  por ter proporcionado aos alunos e respetivos professores um momento de aprendizagem muito enriquecedor.


terça-feira, 22 de outubro de 2024

Alunos do 10º A Encantam com Espetáculo de Cores na Atividade "Teste da Chama" em Física e Química

Na passada semana, os alunos do 10º A protagonizaram um verdadeiro espetáculo de cores na aula de Física e Química A, durante a realização do famoso teste da chama. Esta atividade, realizada sob a supervisão da professora Alina Rodrigues, teve como objetivo ensinar aos alunos a identificar diferentes elementos químicos através das cores produzidas quando expostos ao calor.


O teste da chama é uma experiência clássica que utiliza sais de diferentes metais, os quais, ao serem aquecidos numa chama, emitem luz de cores variadas, desde o vermelho intenso do estrôncio até o verde brilhante do cobre. Estas cores correspondem a espetros de emissão, uma assinatura única de cada elemento, sendo uma forma prática de mostrar aos estudantes a relação entre a energia emitida pelos átomos e os espetros de luz.




A experiência foi recebida com entusiasmo pelos alunos, que ficaram maravilhados com as cores vibrantes e compreenderam, na prática, a importância dos espetros na identificação de substâncias químicas. Este tipo de abordagem experimental continua a ser essencial para despertar o interesse pela ciência e aprofundar o conhecimento sobre fenómenos físicos e químicos.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

O Espaço foi à Escola À Beira Douro

 

O espaço vai à Escola!
No dia 15 de outubro, a convite da Professora Luísa Correia, o investigador Sérgio Sousa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço visitou a nossa escola, no âmbito da iniciativa “O espaço vai à Escola 2024", dinamizada pelo ESERO (European Space Education Resource Office) Portugal em parceria com a Ciência Viva, para promover a realização de uma palestra subordinada ao tema: "À descoberta de planetas extrasolares". 



Com o objetivo de proporcionar aos alunos uma nova experiência de aprendizagem com um investigador na área da Física, realçando a pertinência do estudo desta disciplina no currículo e fomentando a curiosidade científica, participaram os turmas B e D do 7° ano. A capacidade de comunicação e a forma como o tema foi abordado tornou a palestra bastante interessante e motivadora para os nossos alunos, onde eles puderam fazer perguntas e, assim, levar mais além o seu entusiasmo pela ciência e pelo espaço.




 A atividade foi proposta no âmbito do Departamento de Ciências Experimentais e consta do plano anual de atividades. As turmas foram acompanhadas pelas professoras Luísa Correia e Paula Magano.


quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Prémio Nobel da Física

 O norte-americano John Hopfield e o britânico-canadiano Geoffrey Hinton ganharam o Prémio Nobel da Física de 2024 pelas descobertas que permitiram a aprendizagem automática com redes neurais artificiais.



“O trabalho dos laureados já foi de grande valia. Na física, utilizamos as redes neuronais artificiais em várias áreas, como no desenvolvimento de novos materiais com propriedades específicas”, afirmou Ellen Moons, presidente do Comité Nobel da Física, acrescentando que tais redes “passaram a fazer parte do nosso quotidiano, por exemplo, no reconhecimento facial e na tradução de línguas”.

Fonte: Euronews

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Atividades de Física em sala de aula...

 Na semana passada foi a vez dos alunos de 11° ano vestirem a pele de cientistas e usarem pela primeira vez os novos kits de queda livre para determinar o valor experimental da aceleração gravitica. 




Após vários ensaios e cálculos foi encontrado o valor mais próximo do real ( g= 9,8 m/s^2) de 9,5 m/s^2. 

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Prémio Nobel da Química

 O Prémio Nobel da Química foi esta quarta-feira atribuído a David Baker, Demis Hassabis e John Jumper, pelo trabalho na previsão da estrutura das proteínas através da computação.



Fonte:euronews

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Moinhos de Jancido

 

Apesar dos incêndios que afetaram a área envolvente dos moinhos de jancido e muito do trabalho de reflorestação já desenvolvido, os Rapazes dos moinhos não baixaram os braços e continuam a desenvolver ações para minimizar os efeitos desses incêndios. Procederam ao corte de árvores ardidas, as quais foram acumuladas estrategicamente no solo, nas zonas de grande declive, criando barreiras para atenuar a erosão dos solos.

Também efetuaram uma recolha de sementes (bolotas) de carvalho e lançaram o desafio às escolas para que procedessem à sua sementeira, de forma a que na próxima primavera possam ser plantadas. Assim, depois de articulação com os Rapazes de jancido, os alunos irão participar na plantação de carvalhos (árvores da floresta autóctone) nas áreas ardidas.

Algumas das escolas do Agrupamento de Escolas à Beira Douro, aderiram à iniciativa nomeadamente: o jardim de Infância de Vila Cova, A sala da Educação Especial e o Clube Ciência Viva.

Mais uma vez é de enaltecer o excelente trabalho de voluntariado e cidadania ambiental desenvolvida pelos Rapazes de jancido.


Envio de Professora Elisabete Carvalho, docente do Grupo 520 

 









https://www.facebook.com/moinhosdejancido


segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Prémio Nobel da Medicina 2024


 O Prémio Nobel da Medicina de 2024 foi atribuído aos cientistas norte-americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun pela descoberta do micro-ARN.




https://pt.euronews.com/embed/2648350

domingo, 6 de outubro de 2024

CERN celebra 70 anos

 

O Centro da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear em Genebra, ou CERN, está a celebrar o seu 70º aniversário.

Ao longo destas sete décadas, o CERN foi responsável por inovações revolucionárias no domínio da ciência e da tecnologia .

                                               mais em euronews

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Atividades de Química em sala de aula

 Hoje o 10º ano realizou a sua 1º atividade prática laboratorial na disciplina de FQA.

Pela primeira vez os alunos vestiram-se de cientistas e investigaram o volume e o número de moléculas de uma gota de água aplicando os conhecimentos adquiridos sobre medição em química.