Os alunos do 10ºD2 do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) do Agrupamento de Escolas À Beira Douro deram asas à criatividade e ao conhecimento científico com um projeto inovador no âmbito da disciplina de Física e Química (FQ).
Integrado na abordagem pedagógica STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), os estudantes construíram maquetes de montanhas-russas, com o objetivo de explorar e aplicar conceitos como energia mecânica, forças e atrito de forma prática e visual.
O trabalho envolveu não só a consolidação dos conteúdos teóricos lecionados em sala de aula, mas também o desenvolvimento de competências de planeamento, trabalho em equipa e resolução de problemas, fundamentais para o percurso académico e profissional dos alunos.
As maquetes, que demonstram com engenho o funcionamento das leis da física em sistemas reais, encontram-se agora em exposição na Biblioteca da escola, onde podem ser visitadas por toda a comunidade educativa.
Este projeto é um excelente exemplo de como a integração das diferentes áreas do saber pode tornar o ensino mais dinâmico, motivador e eficaz, aproximando os alunos da realidade e despertando o interesse pela ciência e pela tecnologia.
A exposição estará patente durante as próximas semanas e todos estão convidados a visitar e conhecer o talento e empenho dos jovens do 10ºD2.
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