quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Projeto "Quebrando Estigmas"

 

O projeto "Quebrando Estigmas", desenvolvido pelas turmas do 12.º A do curso de Ciências e Tecnologias e do 10.º D dos cursos profissionais Técnico de Auxiliar de Saúde e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, teve como objetivo principal demonstrar, de forma envolvente, a relevância dos conhecimentos químicos adquiridos ao longo do percurso escolar.

No dia 4 de dezembro, numa aula conjunta, os alunos apresentaram os respetivos trabalhos de pesquisa, que abordaram diferentes aspetos da Química aplicados às suas futuras áreas de atuação. A atividade permitiu evidenciar que a Química, longe de ser um conteúdo distante da realidade profissional, tem uma aplicação direta e fundamental no dia a dia de diferentes profissões.


O facto de ser desenvolvido um tema comum para turmas de um curso profissional e de um curso científico-humanístico contribuiu para reforçar a importância de valorizar todas as opções educacionais, promovendo uma visão mais ampla sobre os cursos profissionais, que frequentemente são vistos de forma mais limitada. Ao mostrar que a Química está presente em diversas áreas de atuação, o projeto "Quebrando Estigmas" foi um passo importante para desafiar estereótipos e ajudar os alunos a compreenderem que todas as áreas do conhecimento têm um valor essencial, independentemente do percurso educacional seguido.




Ao final da atividade, as professoras das turmas, Alina Rodrigues, Julieta Rosmaninho e Luísa Correia, e os alunos estavam igualmente satisfeitos com o sucesso do projeto, que evidenciou a capacidade dos alunos em aplicar os seus conhecimentos de forma criativa e eficaz. Este tipo de iniciativas é crucial para o desenvolvimento de uma educação mais integrada, que prepara os alunos para um futuro onde a interdisciplinaridade e a aplicação prática dos conhecimentos serão cada vez mais valorizadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário