sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

DIA INTERNACIONAL das MULHERES e das RAPARIGAS na CIÊNCIA

 

 

O Clube Ciência Viva – “Do Universo à Célula” – prestou homenagem a 10 mulheres que marcaram a história da Ciência, contribuindo de forma significativa para o avanço do conhecimento. Esta iniciativa surge no âmbito da celebração do Dia Internacional das Mulheres e das Raparigas na Ciência, assinalado anualmente a 11 de fevereiro.

Criado pela Assembleia das Nações Unidas em 2015, este dia tem como propósito valorizar o papel fundamental das mulheres na Ciência e sensibilizar a sociedade para a necessidade de eliminar barreiras que limitam o acesso das raparigas à educação e às carreiras científicas.

Nesta homenagem, destacaram-se figuras notáveis cujas descobertas e contribuições revolucionaram diversas áreas do saber. Entre elas, Marie Curie, pioneira na pesquisa sobre a radioatividade; Rosalind Franklin, peça-chave na descoberta da estrutura do DNA; Ada Lovelace, precursora da programação informática; Anne L’Huillier, premiada com o Nobel da Física pelo seu trabalho inovador no campo da Física; e Katie Bouman, cientista da computação que desempenhou um papel crucial na criação do algoritmo que permitiu captar a primeira imagem de um buraco negro.

Esta iniciativa pretendeu não só reconhecer a importância das mulheres na ciência, mas também inspirar futuras gerações a seguir os seus passos e desafiar os limites do conhecimento.





Enviado pela professora Manuela Pinto, docente do Grupo 510.

Sem comentários:

Enviar um comentário